CARTA PROPOSTA
ASSOCIAÇÃO DOS GEÓGRAFOS BRASILEIROS – SEÇÃO Aracaju
BIÊNIO 2011/2012
Direção/Gestão: AGB EM CONSTRUÇÃO

APRESENTAÇÃO

A Associação de Geógrafos Brasileiros (AGB) é uma entidade nacional que aglutina profissionais, estudantes e professores com o objetivo de fortalecer o desenvolvimento da Geografia, articulando os sócios dos vários segmentos em torno de demandas geográficas de interesse da sociedade. Tal atuação ocorre através da realização de eventos de cunho científico/acadêmico, político e cultural, aprofundando o debate em torno de temáticas que permeiam o universo de atuação dos sócios. É nesta perspectiva e na necessidade de contribuir com ABG local que a chapa AGB EM CONSTRUÇÃO vem assumir algumas propostas elencadas a seguir e convidar os associados, professores e alunos de geografia a participarem na construção de uma AGB forte e atuante em nome da comunidade geográfica sergipana. Para tanto se faz necessário contextualizar como se dá o processo de formação desta chapa: Após a perda da sede em 2010 a então diretoria da AGB continuou atuando enquanto apoio na organização de eventos de cunho político e acadêmico, mas perdeu um pouco de sua visibilidade e poder de mobilização dentro da própria universidade. Nesse sentido é que a chapa construída em assembléia tem o objetivo de dar seguimento aos trabalhos da AGB, principalmente no que tange ao fortalecimento dos GT’s e a luta por uma nova sede. Sendo importante frisar que na aproximação almejada dos antigos e novos associados o processo eleitoral possa ser novamente colocado em pauta, de forma a ser aclamado ou mesmo rediscutido. A necessidade de se colocar enquanto chapa, passa pelo entrave dentro da própria universidade da institucionalidade para conseguir minimamente utilizar os espaços para reuniões e assembléias, conseguir apoios, e principalmente para conseguir um espaço físico dentro da universidade diante da impossibilidade de manter uma sede com custos próprios nesse momento.

PROPOSTAS/ESTRATÉGIAS DE AÇÃO

  • Fomentar momentos de formação política da AGB e de aproximação com os sócios:
  • Viabilizando as discussões em torno do caráter político da AGB nos espaços de representação;
  • Viabilizar diferentes formas de divulgação e comunicação junto a comunidade geográfica;Continuar e fortalecer os Grupos de Trabalhos (GT’s) de Urbana, Educação e Ensino e Agrária; Fortalecendo, por meio das comissões, a articulação entre comunidade geográfica/sócios e movimentos sociais.
  • Estreitando a relação entre professores da rede de ensino privada/pública e a AGB, fomentando a aproximação com Sindicatos e movimentos sociais;
  • Se inserir nas discussões referentes ao Plano diretor de Aracaju.
  • Continuar com a construção/articulação da política regional/nacional da AGB; Consolidando a participação da AGB Aracaju, nas Reuniões de Gestão Coletiva (RGC’s) em âmbito regional e nacional, assim como continuar participando da construção de eventos locais.
  • Fortalecer e dar continuidade aos eventos científicos e culturais construídos nos últimos anos pela AGB seção/Aracaju, SIMPOGEO e Encontro Sergipano, e fóruns periódicos assumidos pelos GT’s que compõem a associação.
  • Reformulação do estatuto interno; Discutindo a adequação do estatuto local ao novo código civil mediante ciclo de debates envolvendo os sócios.
  • Rediscutir os valores das inscrições da associação junto aos sócios, de forma a se tornar mais acessível e incentivando a associação. Assim estimulando a participação da comunidade geográfica nos encontros e fóruns realizados pela AGB.
Chapa:
Presidente: Shauane Itainhara
Vice: Vanessa Paloma
1 secretário- José Hunaldo
2 secretário- Caio César
1 tesoureiro- Ricardo Menezes
2 tesoureiro- Alexandrina Luz
Publicação- Danilo Santana e Carlos Marcelo
GT- Agrária: Alexandrina Luz, Vanessa Paloma, Lucas Lima, Danilo Sanana, Jamile, Eliany Dionisio, Manoel Júnior.
GT Urbana: Carlos Marcelo, Márcio Reis.
GT Educação: Ricardo Menezes, José Hunaldo, Manoel Júnior.