17 de abril! Este dia é dedicado à reafirmação da luta camponesa pela terra. Dia em que ocorreu o brutal assassinato de 19 camponeses sem terra no município de Eldorado dos Carajás, no Pará. A alusão ao Massacre de Eldorado dos Carajás é um chamado à memória de todos que foram assassinados em conflitos pelo acesso digno ao trabalho no campo. Também é um grito pela contínua defesa de uma verdadeira reforma agrária e do direito universal de acesso à terra, imprescindível meio de produção e de reprodução da vida.
Os movimentos camponeses lutam e resistem contra os conflitos diários das estruturas históricas que assolam o país: a violência, escravidão, concentração de riquezas e terras, a desigualdade, a exploração do trabalho.
Há uma luta histórica dos camponeses e de trabalhadores por reforma agrária, condições de permanência e reprodução da vida. Contra o latifúndio, a monocultura, o agronegócio, os agrotóxicos, e a toda uma lógica perversa de produção capitalista de exploração de natureza, de terras, da água e de trabalho.
Nós, geógrafos e geógrafas da AGB, enquanto sujeitos sociais, temos um papel fundamental para nos somarmos à luta camponesa e por uma Geografia alicerçada na justiça social! A AGB apoia a luta camponesa contra a expansão do capital no campo brasileiro que tem provocado um alastramento de conflitos sociais, mazelas, miséria e desigualdades, disseminando a barbárie e a desgraça social que fazem parte da natureza capitalista.
Essa luta tem sido um dos caminhos norteadores das ações do Grupo de Trabalho de Geografia Agrária da AGB no movimento nacional AGB e nas Seções Locais em todo o Brasil. Construindo uma Geografia Agrária que desvela o campo e suas contradições, a AGB se insere na luta contra o avanço da exploração do capital na terra e em territórios campesinos.

#17deAbril

#DiadeLutaCamponesa

#ViaCampesina

#MST

#CPT

#MPA

#AGB

#EldoradoDosCarajás

#GTdeAgrária

AGBAracaju

Aracaju/SE, 17 de abril de 2020.
Diretoria Executiva da Associação dos Geógrafos Brasileiros Seção Local Aracaju.

https://www.instagram.com/p/B_FkoWbBdHZ/?igshid=zfhcl4jzoypk