Hoje, dia 12 de Junho, é o Dia Mundial do Combate ao Trabalho Infantil, por isso a AGB Seção Local Aracaju vem a público expor a seu respeito.

A AGB Aracaju convidou a pesquisadora Rafaela Paz para discutir sobre o combate ao trabalho infantil e revelar os resultados alarmantes de sua dissertação de mestrado referente ao trabalho infantil em Sergipe, com foco de pesquisa tanto no campo quanto na cidade.

No vídeo, ela ressalta acerca da realidade enfrentada por estes sujeitos, que se vêem desprovidos de direitos, negados de sua condição de desenvolvimento pessoal e de sua integridade humana garantida pela Lei. Neste sentido, a necessidade de expormos a problemática é urgente, uma vez que carece da conduta social e ética do ser humano em prol da eliminação do trabalho infantil, em busca de mudança de modo de produção, de medidas realmente eficazes à efetivação dos direitos e garantias básicas às crianças e aos adolescentes.

No atual contexto em que o capital, em seu caráter voraz e predador, utiliza da força de trabalho desses indivíduos, faz-se imprescindível a luta e a resistência por parte de nós, agentes de transformação social, enxergar para além das contradições e apreender as relações de precarização e desumanização das vidas de crianças e adolescentes em todo o mundo.

Logo, a AGB entra em combate contra a ofensiva do Capital sobre o trabalho, sobre a vida, em que pesa uma estrutura de desigualdades e de manutenção da pobreza e da miséria em nosso modelo de sociedade capitalista.

Neste ínterim, concordamos com Alexandrina Luz, em A Geografia do espaço da miséria, ao considerar que: “A leitura da miséria a partir da categoria totalidade não pode ser compreendida como uma demanda circunscrita em uma localidade, uma vez que ela é criada pela própria lógica da produção da riqueza, portanto, só é possível o fim da miséria com o fim da riqueza. Não é uma simples questão de aparência, de relação causa e efeito, mas uma questão processual, que está subsumida na perversidade do lucro.”

Por isso, em razão dessa luta constante somos #NãoAoTrabalhoInfantil e #SimAoCombateDoTrabalhoInfantil

Aracaju, 12 de junho de 2020


Diretoria Executiva da Associação dos Geógrafos Brasileiros – Seção Local Aracaju
Biênio 2020-2022