A Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB) comemora no dia de hoje o seu 86° aniversário. Fundada em 17 de setembro de 1934, por iniciativa do professor francês Pierre Deffontaines, conjuntamente com os professores Caio Prado Júnior, Rubens Borba de Morais e Luís Flores de Morais Rego, a história da AGB está articulada à História do Pensamento Geográfico Brasileiro, construindo o pensar, fazer e transformar a geografia e a sociedade.

São mais de oitenta anos de história de um processo em movimento de fortalecimento da associação, principalmente a partir de 1978, à medida em que sua construção se tornou horizontalizada, mais integrada aos debates políticos democráticos e às lutas sociais por direitos humanos, sem perder suas raízes ancoradas no conhecimento geográfico, pautando o diálogo com todxs desde o ensino, a pesquisa e a extensão, na luta por uma Geografia crítica, ativa e libertadora.

A AGB reúne geógrafas e geógrafos, professoras e professores, estudantes de Geografia, e demais sujeitos de diversas áreas que comungam os princípios da entidade e defendem a produção do conhecimento científico, crítico, político, ético e ativo, com ações libertadoras das amarras da sociedade, reconhecendo assim o papel da Geografia em encarar os problemas estruturais e de buscar formas de transformar a realidade!

Esse é o compromisso firmado por todos nós que fazemos o movimento da AGB, ainda que essa luta seja constante e repleta de desafios a serem enfrentados por todxs agbeanos e agbeanas.

Parabéns a todxs que fizeram e fazem parte da história e do movimento da AGB em Sergipe e em todo Brasil!

#AniversáriodaAGB #AGB86anos #AGBAracaju #Geografia #GeografiaparaResistir #AGBparaConstruir

Nas imagens:
Pierre Monbeig e Pierre Deffontaines no II Congresso Brasileiro de Geógrafos, Rio de Janeiro, julho de 1965.

Plenária final do último XIX ENG na UFPB, João Pessoa, julho de 2018.