No dia de hoje comemoramos o dia do(a) Geógrafo(a) e com esta data refletimos a importância desse sujeito, guiado e constituído através da práxis. As lutas incessantes que são travadas por tais profissionais, permitem-nos direcionar o olhar para as mudanças da nossa sociedade diante das contradições que a acompanham.

Ademais, ser Geógrafo/a é munir-se através da esperança de um mundo plenamente humano, da substância dos que estão em luta. Em suma, nas análises que buscam desvelar os espaços da miséria, os conflitos e os confrontos. No Brasil, estudantes, professores, técnicos e pesquisadores em geral debruçam-se no exercício de pensar/fazer um país marcado pela produção desigual do espaço, da reprodução do capital que devasta a terra e o trabalho e que aprofunda os históricos antagonismos de classe.

São estes geógrafos e geógrafas movidos a partir das trincheiras da ofensiva contra o conhecimento crítico, as Ciências Humanas e a Razão, que posicionam-se sobre a realidade, desde as escalas locais às dimensões mundializadas, caminhando ao lado dos/das despossuídos/as.

Neste sentido, é imprescindível o papel que a Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB) nos revela no árduo trabalho da práxis, sejam nas pesquisas, nas linhas de frente das salas de aula, dos trabalhos de campo e das intervenções em prol da democratização do conhecimento emancipador e pela transformação real e concreta da realidade.

Pelo papel político dos/das profissionais da Geografia, a AGB Aracaju saúda você, geógrafa e geógrafo, pelo bravo trabalho desempenhado cotidianamente.
Parabéns por hoje e por todos os dias! Sigamos junt@s na luta!

AGBAracaju #DiaDoGeógrafo #DiaDaGeógrafa