Hoje o dia ficou nublado, a tristeza inundou nossos corações e a esperança parece querer ir embora, mas é tempo de luta.
É com pesar e revolta que recebemos a notícia da morte do Sr. Uilson Silva, grande liderança da Associação de Catadoras e Catadores de Mangaba Pe. Luiz Lemper, na cidade de Aracaju, Sergipe. O Sr. Uilson foi encontrado morto e amarrado em sua residência no bairro Santa Maria, onde lutava com 49 famílias pela proteção da área extrativista de mangaba na Zona de Expansão. A Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB) – Seção Local Aracaju/SE, repudia a ação bárbara da Prefeitura Municipal, que vem avançando o projeto de redução da área de extração para construção de um conjunto habitacional, tendo apoio de empresários do ramo da construção civil e consultoria ambiental.
O assassinato de Uilson nos mostra que resistir é nosso dever, uma vez que vem ocorrendo inúmeras ameaças e perseguições nos últimos anos.
Por meio dessa nota, a Seção Local Aracaju presta solidariedade aos familiares e amigos do Sr. Uilson pelo assassinato bárbaro e clamamos por uma investigação severa por parte das autoridades competentes.
Nosso pesar é também um pedido por justiça!
Aracaju – SE, 28 de novembro de 2022
Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB) – Seção Local Aracaju/SE