A comunidade geográfica brasileira representada pela Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB) manifesta seu total repúdio aos atos terroristas, fascistas, golpistas e criminosos contra os Três Poderes – Judiciário, Legislativo e Executivo – ocorridos no dia 08 de janeiro de 2023 na capital federal. Estas ações não devem ser tratadas como manifestações, mas como atos criminosos que visam abolir o Estado Democrático de Direito e que negam a soberania popular brasileira. Repudiamos também a ação da Polícia Militar do Distrito Federal, do Secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, Anderson Torres e do então governador Ibaneis Rocha (MDB), que não agiram com o devido rigor que a situação necessitava. 

Os atos terroristas, fascistas, golpistas e criminosos ocorridos hoje não são de responsabilidade apenas daqueles que se fizeram presentes, ao contrário, tem as digitais daqueles que incitam, financiam, organizam, que são coniventes e omissos com as ações anti-democráticas. Ademais, as raízes desse episódio lamentável e vergonhoso na história da jovem democracia brasileira estão nas ações do ex-Presidente da República Jair Messias Bolsonaro (PL), que nos últimos quatro anos buscou destruir o Brasil e disseminar o ódio. 

Reivindicamos a apuração dos fatos e a devida punição aos múltiplos responsáveis. 

No Brasil não há espaço para o fascismo! Democracia para sempre.

São Paulo (SP), 09 de janeiro de 2023.

Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB)


A nota está disponível na íntegra em: https://agb.org.br/nota-de-repudio-ao-ato-terrorista-facista-golpista-e-criminoso-em-brasilia/