A Associação de Geógrafos Brasileiros/Seção Aracaju conforme seu estatuto e em consonância com as diretrizes da AGB nacional, é uma entidade civil, de caráter técnico-científico e cultural, sem fins lucrativos que aglutina profissionais, estudantes e professores com o objetivo de fortalecer o desenvolvimento da Geografia, articulando os sócios dos vários segmentos em torno de demandas geográficas de interesse da sociedade. Tal atuação ocorre desde através de encaminhamentos deliberados em assembleias, reuniões, e Gts, bem como, através da realização de eventos de cunho científico/acadêmico, político e cultural, aprofundando o debate em torno de temáticas que permeiam o universo de atuação dos sócios.
Conforme o Art. 2° do estatuto da AGB, a associação dos geógrafos tem como principais objetivos e finalidades:
I – Promover o desenvolvimento da Geografia no Brasil, pesquisando e divulgando assuntos geográficos, principalmente brasileiros.
II – Estimular o estudo e o ensino da Geografia, propondo medidas para o seu aperfeiçoamento.
III – Promover e manter publicações de interesse geográfico ou não.
IV – Manter intercâmbio e colaboração com outras entidades dedicadas à pesquisa geográfica ou de interesse correlato, ou ainda à sua aplicação, visando o conhecimento da realidade brasileira.
V – Propugnar pela maior compreensão e mais estreita colaboração com os profissionais e os estudantes de disciplinas afins.
VI – Estimular o entrosamento entre entidades profissionais, entidades estudantis e grupos da comunidade para o estabelecimento de ações conjuntas que visem ao aprimoramento das instituições democráticas e à melhoria das condições de vida do povo brasileiro.
VII – Analisar atos dos setores público ou privado que interagem e envolvem a ciência geográfica, os geógrafos e as instituições de ensino e pesquisa da Geografia, e manifestar-se a respeito.
VIII – Congregar os geógrafos e os estudantes de Geografia do país para a defesa e prestígio da classe e da profissão.
IX – Promover encontros, congressos, exposições, conferências, simpósios, cursos e debates, bem como o intercâmbio profissional mantendo contato com entidades e afins no Brasil e no estrangeiro, de modo a favorecer a troca de observações e experiências entre seus associados.
X – Procurar representar a Geografia brasileira e o pensamento de seus associados junto aos poderes públicos e às entidades de classe, culturais ou técnicas.
Art. 3° – A AGB poderá manifestar-se publicamente partindo do conhecimento da realidade nacional, no sentido de equacionar e esclarecer problemas sociais, econômicos, políticos e do espaço físico brasileiro.
A estrutura de funcionamento da AGB Aracaju segue as diretrizes do Estatuto Nacional. É constituída de uma equipe diretiva, entretanto não se fecha em uma estrutura representativa, ao pensar e fazer uma geografia para a sociedade, buscando o movimento contínuo de produção e transformação do espaço geográfico, através de assembleias deliberativas junto aos associados e do fortalecimento dos Grupos de Trabalho (GT’s) que empenham-se, com muito afinco, na tarefa de fomentar o crescimento da Seção-Local em prol da ação dos geógrafos e da construção da ciência geográfica. Para tanto, para a compreensão da realidade e intervenção nas demandas de cunho local sem perder de vista as discussões de outras escalas do nacional/mundial, a AGB/Seção Aracaju está em diálogo constante outras Seções Locais e movimento da AGB Nacional, buscando produzir estudos, reflexões e atividades, divulgando conhecimentos que visem o aprofundamento da teoria geográfica e o fortalecimento de ações conjuntas com movimentos sociais, manifestando-se publicamente sobre a realidade para a transformação da sociedade e melhoria de vida da população brasileira.