Os Grupo de Trabalho (GT’s) pretendem agregar geógrafos (estudantes, professores e técnicos) sendo abertos para não geógrafos, cujo objetivo principal é repensar ações e intervenções na sociedade. Visam fortalecer o trabalho permanente e atuação política das Seções Locais da AGB, debates e as atitudes demandadas pela sociedade, incentivando e promovendo a manifestação coletiva, que expressa os entendimentos e encaminhamentos dos agebeanos e agebeanas, sobre as grandes questões da sociedade. (Texto retirado do site da AGB nacional).
A Seção Local Aracaju na compreensão que é necessário fortalecer os GTs e, a partir deles, pautar as discussões e ações, reestruturou os grupos de trabalho locais para que possamos discutir e intervir nas demandas de cunho local, sem perder de vista as discussões de outras escalas. O GT só se constrói com a participação dos sócios. Por isso, convidamos a comunidade geográfica e demais interessados a conhecer e integrar os GT’s, para que possamos fortalecer nossa seção local a partir destes!
Grupos de trabalho em atividade na AGB-Aracaju:
Educação/Ensino
Geografia Agrária
Natureza
Articulação entre os GT’s
Para a AGB em face a busca da totalidade da geografia, os GT’s só se constroem com a articulação entre as temáticas e com a participação efetiva dos sócios, por isso, para que possamos fortalecer nossa seção local é preciso um trabalho contíguo. Para tanto, além das reuniões e atividades realizadas em cada GT com temáticas específicas, busca-se articular eixos centrais para a reflexão e ação dos geógrafos e do conhecimento geográfico com ações conjuntas em diálogo e participação com todos os grupos de trabalho no direcionamento das ações da AGB.
Os eixos centrais elencados em assembleias e reuniões para a articulação dos GTs são:
- Refletir, pesquisar e fortalecer ações junto aos movimentos sociais, comunidades tradicionais e extrativistas;
- Realizar leituras teóricas, pesquisas e ações que busquem refletir sobre a relação homem/natureza e os efeitos e consequências da exploração da natureza pelo capital.
- Construir diálogos, pesquisas e ações para se somar nas lutas contra desapropriações, despejos e remoções no campo e na cidade.
- Lutar pela democratização e fortalecimento da educação pública, gratuita e de qualidade; contra os processos neoliberais de privatização e mercantilização da educação e de precarização do trabalho docente.