É com satisfação que divulgamos o ciclo de diálogos “AGB Debate – Políticas Educacionais Contemporâneas: O Ensino de Geografia sob ameaça (1988-2021)”.

A atividade terá o formato de fórum e será realizada na plataforma Google Meet, com transmissão simultânea no canal da AGB Nacional no YouTube. Para a participação na atividade por meio da plataforma Google Meet é necessária a inscrição prévia através do link até o dia 16 de abril. A participação na plataforma Google Meet será garantida às 100 primeiras pessoas que entrarem na sala virtual.

Ementa da primeira atividade:

No contexto neoliberal de reformas na educação, o currículo é colocado falaciosamente como a resolução dos problemas e desigualdades educacionais do país. A lógica imposta à reforma da educação básica é a mesma que atinge a formação de nível superior com a BNC-Formação de Professores e a reforma geral dos cursos com as DCN. O esforço coletivo proposto pela AGB nesta atividade é o de buscar compreender as origens históricas desse processo, bem como a legislação a ele relacionada, para encontrar formas para intervir/barrar o aprofundamento de tais processos, em que pese as forças de mercado pressionando pela financeirização da educação com vistas à apropriação de um direito básico para assim ampliar seus lucros num cenário de crise capitalista. Portanto, refletir sobre a educação e sua função histórica enquanto papel estratégico em favor da manutenção da ordem social do capital, determinada pelas necessidades da produção de mercadorias, pelo lucro, pela exploração alienante do trabalho se faz urgente. Dessa forma, pensar as lutas e situar as resistências ao processo de precarização e tecnificação do ensino se torna fundamental.

Seções Locais debatedoras: Belo Horizonte e Niterói.

A divulgação da atividade também está disponível no site da AGB: https://www.agb.org.br/agb-debate-politicas-educacionais-contemporaneas-o-ensino-de-geografia-sob-ameaca-1988-2021/